A cirurgia da abdominoplastia é o procedimento de remoção de pele e gordura do abdômen. São muitos os fatores que contribuem para a alteração da forma do abdômen entre eles:
A cicatriz resultante é uma linha horizontal abaixo da linha da cintura e ao redor do umbigo. Procura-se “aproveitar” a cicatriz da cesariana prévia caso presente. Em alguns casos se faz necessária uma pequena cicatriz vertical na linha média associada aquela horizontal. A Abdominoplastia clássica é realizada no centro cirúrgico sob anestesia geral ou peridural e dura em torno de 2 a 3hs. A alta hospitalar é no dia seguinte ao da cirurgia.
A lipo abdominoplastia é uma técnica na qual realiza-se a lipoaspiração de todo o abdômen antes de realizar a plicatura dos músculos e a retirada do fuso de pele. As cicatrizes resultantes são semelhantes às da abdominoplastia clássica.
A mini abdominoplastia é uma técnica que corrige a flacidez dos músculos abdominais apenas abaixo do umbigo e na qual retira-se um fuso de pele menor que na abdominoplastia clássica. A cicatriz resultante é uma linha horizontal abaixo da linha da cintura.
É realizada em pacientes após grandes perdas de peso devido cirurgia bariátrica ou após controle alimentar e exercícios físicos. Geralmente há grande sobras de pele no sentido horizontal (nas laterais do abdome) e no sentido vertical (para baixo – abdome em avental). Nesses casos associa-se a abdominoplastia clássica com uma retirada de tecido no sentido vertical também no meio do abdome, resultando em uma cicatriz vertical no meio do abdome e uma cicatriz horizontal (a qual lembra uma “âncora” ou “flor de lis”), acompanhado da reconstrução completa de um novo umbigo. Apesar dos resultados da cirurgia serem tecnicamente permanentes, a variação de peso significante após o procedimento pode comprometer os resultados A abdominoplastia não substitui um programa de exercícios físicos e não é utilizada para a perda de peso.