Podemos ter cicatrizes causadas por um ferimento como um corte ou uma queimadura ou cicatrizes devido procedimentos cirúrgicos. Quanto mais cedo o cirurgião plástico tiver contato com a cicatriz, maiores as chances de deixá-la com um aspecto final mais aceitável para o paciente. Por isso, frente a ferimentos recentes, é mais adequado ter uma avaliação de um cirurgião plástico caso seja um ferimento em áreas delicadas como a face. Caso a cicatriz seja de longa data ainda há a chance de amenizá-la com alguns cuidados e medicamentos locais. Mas pode haver a necessidade de realizar uma cirurgia corretiva para dar um aspecto melhor para a cicatriz.
Cada cicatriz evolui de uma forma e o aspecto final pode demorar de 1 a 2 anos para ser alcançado. E a cicatrização depende de vários fatores como o tamanho, o mecanismo que a causou, a localização, fatores genéticos e biológicos de cada paciente, presença de complicações, exposição ao sol, cigarro, idade, doenças próprias do paciente e o cuidado do paciente com a cicatriz. Por isso, o cirurgião plástico, mesmo usando todas as técnicas para evitar uma cicatriz inadequada, não pode garantir resultado quando a cicatriz final.
O médico e o paciente trabalham juntos para garantir um bom resultado da cicatriz. Quando se realiza uma cirurgia sempre haverá uma cicatriz, seja na primeira cirurgia do paciente ou até mesmo na própria cirurgia de correção de cicatrizes. Todo corte de cirurgia deixa uma cicatriz, por mais imperceptível que possa ser.Mas independente do motivo da cicatriz, é importante saber que ela pode ser melhorada através do uso de pomadas, cremes, injeções, fitas de silicone, lasers, procedimentos cirúrgicos. O cirurgião plástico pode indicar o melhor tratamento para tentar melhorar o aspecto de uma cicatriz.