Procedimentos

  • home  /
  • Lipoaspiração e Lipoescultura

Lipoaspiração e Lipoescultura

service-image

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico estético que visa remover gordura localizada em regiões indesejadas. A cirurgia é feita através da introdução de cânulas no tecido subcutâneo (gordura sob a pele) por pequenos orifícios, com a utilização de aparelhos que aspiram a gordura em um sistema de vácuo. É apropriado se você tiver problemas para redução de gordura em determinadas áreas, apesar do exercício ou perda de peso. Dessa forma, o foco da lipoaspiração é remover a gordura que resiste mesmo com dieta e exercícios corretos, modelando o contorno do corpo. A gordura retirada, pode ser utilizada para preencher outros locais nos quais falta volume. Essa gordura é enxertada através de cânulas nesses locais específicos, promovendo melhor harmonia do contorno.

A lipoescultura nada mais é do que a lipoaspiração seguida da lipoenxertia. Injeta-se gordura em regiões estratégicas do corpo onde há a falta de gordura, geralmente nos glúteos para dar contorno e volume. A lipoaspiração pode ser realizada em quase toda região onde houver gordura no corpo. Os principais locais em que essa técnica pode ser utilizada são: submento (“papada”), braços, região torácica, abdome, cintura, costas, quadril, glúteos, coxas, região interna do joelho e pernas.

O volume de gordura injetado (enxertado), pode sofrer uma reabsorção de em média de 20% a 50% no pós-operatório, variando de paciente para paciente, sendo imprevisível o volume final. Lembrando que, como as células de gordura injetadas são do próprio paciente, não há chances de rejeição. É importante ressaltar que a lipoaspiração/lipoescultura não é um tratamento para obesidade e não deve ser encarado como emagrecedor. Não deve substituir dieta apropriada e exercícios. Da mesma forma, não é um tratamento para celulites ou pele flácida e redundante que aparecem tipicamente nas coxas, quadris e glúteos.

Benefícios

Os principais benefícios da cirurgia que levam as pessoas a buscarem pela lipoaspiração:

  • Redução de medidas
  • Elimina gorduras localizadas
  • Melhora do contorno corporal
  • Melhora na autoestima

Atenção

  • Essas cirurgias são indicadas para quem já chegou em seu peso ideal ou próximo dele.
  • Se você ainda deseja emagrecer talvez seja melhor aguardar para essas cirurgias
  • É importante ter uma pele mais tonificada e com boa elasticidade para melhorar os resultados. Caso tenha excesso de pele ou muita flacidez a lipoaspiração pode não ser o mais indicado.
  • Será necessário a drenagem linfática pós operatória por profissional qualificado. Isso é tão importante quanto a cirurgia para obter resultados mais próximos do desejado
  • Geralmente Anestesia Geral (a não ser que seja de pequenas áreas, daí pode ser usada local ou local com sedação)
  • A cirurgia de lipoaspiração é um procedimento que retira a gordura localizada de maneira rápida e eficiente. Pode ser realizada em locais de acúmulo natural de gordura como abdômen, flanco, dorso, pernas, braços e face. O procedimento pode ser realizado em homens e mulheres e melhora muito a aparência na região tratada.
  • A lipoaspiração pode durar de 1 até 5 horas em média, de acordo com a área lipoaspirada e da quantidade de gordura a ser retirada.
  • Geralmente requer Internação hospitalar com alta na manhã seguinte
  • A recuperação no pós-operatório é dolorosa, mas com o uso de analgésicos específicos, pode ser um processo tranquilo
  • Uso de Malhas modeladoras por pelo menos 30 dias, dependendo o local do corpo lipoaspirado
  • Normalmente tem necessidade de retirada de pontos dos acessos das cânulas
  • Retorno de atividades cotidianas em alguns dias, dependendo da atividade
  • Retorno a atividades físicas 2 a 3 semanas dependendo da atividade
  • Drenagem linfática é realizada SEMPRE
  • Vai depender dos acessos necessários para a introdução das cânulas, mas são, geralmente, pequenas (0,5cm) e em locais estratégicos, tentando camuflar ao máximo essas cicatrizes
  • Se você está pensando em tirar aquela gordurinha que te incomoda e pensou na lipoaspiração como solução, precisa entender algumas coisas sobre o procedimento antes de fazê-lo! Sabia, por exemplo, que tirar gordura localizada não significa emagrecer? O que a lipoaspiração faz é modelar a área abdominal e retirar possíveis excessos de gordura localizada. É possível eliminar, no máximo, 7% do seu volume corpóreo total. O que já é um índice ótimo, mas que talvez não seja compatível com o seu objetivo. Então, se a sua meta é apenas perder peso, essa cirurgia não é indicada.
  • Além disso, só será possível enxergar o resultado do procedimento após 3 meses de cirurgia. Nesse meio tempo, você vai receber orientações sobre alimentação e hábitos saudáveis no pós-operatório, fatores imprescindíveis para manter um bom resultado. Também vai fazer sessões de drenagem linfática para retirar o líquido retido no abdome.
  • Lembrando que o resultado real só aparece depois de algum tempo, algo em torno de um a dois anos.
  • Sempre que realizar algum procedimento cirúrgico, você tem que ter em mente que existem riscos. Isso vale para cirurgias estéticas e não estéticas também. Numa lipoaspiração, o erro mais comentado é a perfuração de algum órgão durante o procedimento de sucção da gordura. Mas é importante lembrar que eles geralmente acontecem porque são feitos por profissionais incapacitados, que muitas vezes nem têm registro no CRM. O preço baixo acaba atraindo pessoas a profissionais que não têm formação qualificada para aquele procedimento e nem experiência na área. Isso não é bom. É necessário encontrar um médico que proponha valores equilibrados e coerentes. Entre preços muito baixos a preços abusivos. Não confie em nenhum dos dois extremos!
  • Então, lembre-se sempre: escolher um médico capacitado e especialista em Cirurgia Plástica faz toda diferença na cirurgia e no seu resultado. Ele vai te guiar no pré-operatório, durante a cirurgia e no pós-operatório. Um acompanhamento desses é imprescindível tanto para sua saúde corporal quanto mental.
  • Lembra que a lipoaspiração não se trata de um processo de emagrecimento? Tendo isso em vista, pode ser que a perda de peso seja necessária antes da cirurgia. Tudo depende da orientação do seu médico e do seu objetivo.
  • Se você tem o hábito de fumar e beber, é recomendado que você dê um tempo das substâncias algumas semanas antes da cirurgia (e depois também). Isso tudo porque elas podem atrapalhar o processo de cicatrização. No dia da cirurgia, lembre-se de tirar o seu esmalte! Parece algo bobo, mas os médicos recomendam a remoção da tinta das unhas, porque ela pode interferir na medição de oxigênio do sangue durante a cirurgia.
  • Além desses fatores, temos que lembrar que essa cirurgia exige uma bateria de exames sanguíneos e cardíacos para entender qual o estado de saúde da pessoa que será operada e também quais são as suas particularidades biológicas. Algumas semanas antes da data marcada, você deve fazer todos os exames que seu médico pedir. Tudo para que a cirurgia corra bem e não tenha complicações!
  • Abdominoplastia: Cirurgia plástica denominada abdominoplastia clássica ou dermolipectomia, consiste na correção da flacidez de toda a parede abdominal através da plicatura (embricamento com pontos) da musculatura e retirada de um fuso de pele e tecido gorduroso na região inferior do abdômen.
  • Lipoescultura: É uma técnica da cirurgia plástica variante da lipoaspiração e consiste em modelar a silhueta retirando depósitos de gordura de regiões indesejadas. A diferença entre esses procedimentos é que na lipoescultura o cirurgião não só remove os excessos de gordura de uma região, como também reutiliza essa gordura para harmonizar o contorno corporal, preenchendo áreas que necessitam de maior volume.
  • A dor é controlada com analgésicos de acordo com a necessidade de cada paciente. Geralmente o incômodo é maior nos 3 primeiros dias sendo maior com a movimentação.
  • Em 7 a 10 dias é possível retornar as atividades (trabalho, estudos), podendo haver ainda algum incômodo, mas nada limitante. A prática de exercícios leves é um pouco mais tardia podendo variar de 20 a 30 dias, com liberação do cirurgião. De maneira geral para a prática de exercícios físicos segue a recomendação: -1 a 15 dias após a cirurgia: não recomendada a prática de atividades físicas -15 a 20 até 60 dias após a cirurgia: alongamento, caminhada leve e exercícios isométricos de membros superiores e membros inferiores. Deve-se evitar exercícios isolados do tronco, principalmente repetições de flexão-extensão. – após 60 dias: retorno a atividades normais. Nos procedimentos cirúrgicos que envolvem lipoaspiração, ocorre uma vasta lesão do tecido celular subcutâneo que envolve não só os adipócios (principal objetivo da cirurgia) como também os vasos (entende-se veias, artérias e vasos LINFÁTICOS). Apesar de utilizarmos uma solução com adrenalina que tem como um dos objetivos a contração desses vasos com intuito de diminuir a lesão dos mesmos, esse trauma ocorre inevitavelmente. Dessa forma, as principais vias de drenagem na área lesada são interrompidas levando ao acúmulo de grande quantidade de líquido composto por linfa, restos celulares, sangue e soro fisiológico. A curto prazo a rede de drenagem é compensada através da hipertrofia dos vasos remanescentes e a longo prazo (a partir de 2 meses) através da formação de novos vasos e reconexão daqueles lesados. Sendo assim, até pelo menos 60 dias de pós operatório a drenagem é ineficiente o que se traduz pela retenção de liquido nas partes mais baixas da região aspirada principalmente ao final do dia. Esse acúmulo depende também da quantidade de linfa produzida e essa produção está relacionada com a irrigação sanguínea da região onde existem os vasos lesados. Por isso a recomendação de aguardar pelo menos 60 dias para a prática de exercícios mais intensos. O que pode acontecer caso não aguardamos esse prazo é o prolongamento do tempo de recuperação da rede de drenagem, causando essa retenção de liquido por mais tempo. É uma relação de custo-benefício que não segue regra cartesiana, varia principalmente de acordo com o indivíduo e a cirurgia, mas podemos estabelecer prazos médios descritos acima.
  • A malha elástica deverá ser utilizada por 30 dias sendo na maioria das vezes necessário o ajustamento da mesma no decorrer do tempo.
  • O acúmulo de gordura na área aspirada geralmente ocorre em menor quantidade que nas áreas não aspiradas quando o paciente ganha peso.
  • A drenagem linfática tem grande importância na Lipoaspiração trazendo uma recuperação mais rápida ao paciente. A quantidade varia de acordo com cada caso e deve ser estabelecida pelo fisioterapeuta especialista.