A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico estético que visa remover gordura localizada em regiões indesejadas. A cirurgia é feita através da introdução de cânulas no tecido subcutâneo (gordura sob a pele) por pequenos orifícios, com a utilização de aparelhos que aspiram a gordura em um sistema de vácuo. É apropriado se você tiver problemas para redução de gordura em determinadas áreas, apesar do exercício ou perda de peso. Dessa forma, o foco da lipoaspiração é remover a gordura que resiste mesmo com dieta e exercícios corretos, modelando o contorno do corpo. A gordura retirada, pode ser utilizada para preencher outros locais nos quais falta volume. Essa gordura é enxertada através de cânulas nesses locais específicos, promovendo melhor harmonia do contorno.
A lipoescultura nada mais é do que a lipoaspiração seguida da lipoenxertia. Injeta-se gordura em regiões estratégicas do corpo onde há a falta de gordura, geralmente nos glúteos para dar contorno e volume. A lipoaspiração pode ser realizada em quase toda região onde houver gordura no corpo. Os principais locais em que essa técnica pode ser utilizada são: submento (“papada”), braços, região torácica, abdome, cintura, costas, quadril, glúteos, coxas, região interna do joelho e pernas.
O volume de gordura injetado (enxertado), pode sofrer uma reabsorção de em média de 20% a 50% no pós-operatório, variando de paciente para paciente, sendo imprevisível o volume final. Lembrando que, como as células de gordura injetadas são do próprio paciente, não há chances de rejeição. É importante ressaltar que a lipoaspiração/lipoescultura não é um tratamento para obesidade e não deve ser encarado como emagrecedor. Não deve substituir dieta apropriada e exercícios. Da mesma forma, não é um tratamento para celulites ou pele flácida e redundante que aparecem tipicamente nas coxas, quadris e glúteos.
Os principais benefícios da cirurgia que levam as pessoas a buscarem pela lipoaspiração: