O nariz, por estar situado no centro da face, é peça fundamental na harmonia beleza facial. Qualquer alteração que venha a quebrar essa harmonia, implica em grande mudança estética na face. A rinoplastia tem como objetivo proporcionar um aspecto natural ao nariz, deixando-o em harmonia com os demais traços faciais do paciente. Nos dias de hoje, as pessoas buscam a cirurgia plástica de nariz não só para melhorar o visual e auto-estima, mas também para restaurar a função nasal. O nariz é um órgão respiratório, e como tal, a estética deve estar sempre aliada à função, e ambos devem ser abordados na cirurgia. De nada adianta um nariz bonito que não funciona (não respira)! A rinoplastia consiste na redução e remodelação das cartilagens e ossos nasais, a fim de reduzir e reposicionar os mesmos, trazendo melhor harmonia à face.Dentre os benefícios do procedimento, estão:
A rinoplastia é o procedimento que altera a estética do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele, visando proporcionar um aspecto natural e conferir harmonia à face. Com a rinoplastia é possível alterar o tamanho ou formato do nariz, mudar a largura das narinas, realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e até mesmo resolver problemas respiratórios.
As principais indicações de uma cirurgia plástica no nariz são:
A Rinoplastia Estruturada é a técnica eleição atualmente. Essa é a mais consistente, precisa e eficiente das técnicas. Ela consiste na aplicação de enxertos de cartilagem e de pontos de fixação, usados para fortalecer a estrutura esquelética nasal e reconstruir ligamentos interrompidos durante o processo cirúrgico. A Rinoplastia Estruturada tem como objetivo preservar elementos estruturais chaves, visando reposicionar a cartilagem e reforçar a infraestrutura óssea. Os enxertos de cartilagem, na grande maioria das vezes são provenientes do septo nasal, mas também podem ser retirados da cartilagem de costela ou orelha, a depender de cada caso. Os enxertos irão formar um arcabouço que irá estruturar e fortalecer o nariz, diminuindo as chances de retrações cicatriciais que cursam com deformidades nasais, alterações funcionais e perda de resultado a médio e longo prazo.